quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Finalizado o planejamento...

Olá pessoal,

Estou me rendendo aos blogs como uma forma de compartilhar com os amigos e seguidores em geral as aventuras, desde sua preparação, compartilhar fotos e fatos ocorridos durante a mesma e tentar relatar um pouco das experiências e sentimentos que nós aventureiros vivenciamos durante nossas expedições.


Então vamos a minha primeira aventura no Blog:

A idéia inicial era rodar até Cuzco no Peru subindo pela costa do pacífico no período de 10 dias em Janeiro, retornar de avião para trabalhar deixando a moto na autorizada BMW de Lima para revisão. Os planos então seriam buscar a moto em março, quando eu teria possibilidade de ficar mais uns dias longe do trabalho, e fazer um roteiro descendo pela Bolívia.

Porém, surgiram alguns compromissos profissionais para março, assim me permitiria buscar a moto apenas em Abril, o que me fez pensar ser muito tempo longe da companheira... Coisas que só motociclistas entendem....

Dessa forma, busquei criar um roteiro interessante para realizar nestes dez dias de férias de Janeiro que me possibilitasse fazer uma volta, passando por alguns locais ainda não visitados, e preferencialmente com rotas diferentes na ida e volta, assim criei o roteiro abaixo:

Dia 1: Porto Alegre (BR) - Reconquista (AR) = 1000 km
Dia 2: Reconquista (AR) - Córdoba (AR) = 700 km
Dia 3: Córdoba (AR) - San Juan (AR) = 600 km
Dia 4: San Juan (AR) - Tinogasta (AR) = 650 km
Dia 5: Tinogasta (AR) - Copiapó (CH) = 550 km
Dia 6: Copiapó (CH) - San Pedro de Atacama (CH) = 900 km
Dia 7: San Pedro de Atacama - Dia para visitação local
Dia 8: San Pedro de Atacama (CH) - Salta (AR) = 600 km
Dia 9: Salta (AR) - Resistencia (AR) = 850 km
Dia 10: Resistencia (AR) - Porto Alegre (BR) = 1050 km
Total: Aproximadamente 7.000 km em 9 dias sobre a moto, puro prazer!

O roteiro foi desenhado com base na troca de informações com outros aventureiros, e se apresenta com características bastante adversas, cruzando duas vezes a cordilheira em diferentes passos, no San Francisco e depois no passo de Jama. Estarei percorrendo diversas Rutas, passando por locais com asfalto e também muitos km's ainda em Rípel (espécie de cascalho vulcânico), entre elas a famosa Ruta 40,  além de cruzar por dentro do salar no Atacama, estar nas proximidades dos maiores vulcões das américas, rodando em altitudes acima de 4.700 msnm em alguns pontos, o que gera algumas implicações em motocicleta e motociclista.

Abaixo segue a roda criada sobre o mapa usando o mapsource da Garmin:




Eu utilizo durante a viagem um Navegador baseado em GPS da Garmin, modelo ZUMO 660 específico para motocicletas, com as rotas acima apresentadas, como uma forma de apoiar na aventura, mas não são descartados os mapas locais, o que sempre se mostram necessários em pontos específicos.

O aventura poderá ser acompanhada pelo SPOT, o qual estará comigo registrando meu andamento (rastreador de satélite), informando sobre o andamento da aventura, apresentando o rastro sobre o Google maps, com informações detalhadas. O link esta publicado na página principal deste blog e pode ser acessado por qualquer um. Esse sistema também se mostra como uma alternativa de pedido de socorro ou até mesmo resgate em caso de algum incidente, o que não pode ser descartado.    

A documentação necessária, como seguro carta verde já foi providenciado, assim como moedas locais da Argentina e Chile foram adquiridas, devido a rodar por locais de interior e baixo desenvolvimento, onde muitas vezes postos de gasolina ou hospedagens não aceitam cartões de crédito ou mesmo dólares. 

Espero não encontrar passos de cordilheira fechados em função de gelo ou neve, o que não é comum nessa época do ano, porém na ultima semana tivemos 3 dias de passos fechados devido a esses motivos. Se tem notícia de mais de dois metros de neve acumulada sobre as estradas na última semana, o que é completamente atípico para essa época do ano.
Link sobre o tema: http://1.bp.blogspot.com/-98bAsLOt-ZY/TwZBQN4mekI/AAAAAAAAY2Q/Kt9lrZPA_Z4/s1600/paso+fechado.jpg


Bem, cronograma e rotas definidas, documentos separados e moedas compradas, agora só resta iniciar a organizar as malas, pois a partida é em uma semana, dia 19/01, com retorno previsto para 29/01.

5 comentários:

  1. SHOW DE BOLA WEBERZITO.
    Grande viagem..
    Sucesso ! Spadoni

    ResponderExcluir
  2. Amigos Marcos, parabéns pelo blog. Bacana vc tb compartilhar suas viagens e aventuras com os amigos que tem a mesma paixão. Moto e Viagens. Sucesso nessa nova aventura pela cordilheira. Fraterno motoabraço.

    ResponderExcluir
  3. Weber, faz algum tempo já que resisto ao impulso de escrever (ou descrever) em blog algumas das minhas viagens... espero que o teu relato motive-me então a entrar neste seleto grupo de amigos que compartilham as informações, e não por acaso, são elas que nos motivam a entrar na estrada procurando por cada detalhe registrado pelos amigos "blogueiros"... boa viagem!!

    ResponderExcluir
  4. Grande Weber, te desejo muitos e muitos kms de aventura, sorte e que tudo dê muito certo. Que bom que vais compartilhar o passeio online com os amigos, estarei te acompanhando daqui. Na tua volta quero que me mostres como funciona esse teu "spot". AVANTE !!! Grande abraço, Cláudio Spalter

    ResponderExcluir
  5. Ta chegando a hora meu caro.

    Faça uma boa viagem e não esqueça de postar as fotos.
    Esperamos NO MINIMO umas trocentas por dia!

    Abraço. Rogerio Schreiner

    ResponderExcluir