sábado, 21 de janeiro de 2012

Dia 3: Córdoba, AR - Tinogasta, AR


O sábado amanheceu chovendo... O que não é muito inspirador quando se aventura de moto. De qualquer forma, leventei por volta das 7 horas, preparei tudo, tomei café da manhã e me fui em meio a chuva com direção de La Rioja.

A chuva trouxe uma temperatura mais agradável, pois os dias anteriores foram muito quentes. Parei em Jesus Maria para abastecimento e segui a subida pela Ruta 60. O unico problema da chuva foi a consequencia na redução no ritmo de viagem.

Fato interessante ocorreu ao cruzar o salar na Ruta 60 na altura de San Carlos, uma chuva muito forte de pedras de gelo... Foi cada pancada de gelo no capacete impressionante, como nuca tinha visto... Estava sentindo a moto passar por cima das pedras de gelo navestrada. E o mais interessante que era apenas uma nuvem, em 5 minutos tinha parado, a pista seca e o sol aparecendo.... Eventos que só vemos por aqui.

Vale descatar que essa ruta é bem interessante... Só tem pequenos vilarejos bem pobres e paisagens bem desertas. O curioso é ver os moradores carneando as ovelhas na beira da estrada para vender na rua, penduradas como em cabides.. fotos abaixo para registro.

Cheguei em La Rioja por volta das 14 horas, uma cidade bacana no pé das montanhas, porém já era tarde para pensar em um dos parques nacionais. Tinha que resolver o que fazer e aproveitar para um lanche. Avistei um belo restaurante em frente a praça central da cidade. Sentei, pedi um tostado e um refrigerante gelado, abri o mapa na mesa para definir o que fazer....quando o dono do restaurante (motociclista) se aproximou para conversar.

Ele segeriu um passeio que os motociclistas locais fazem, saíndo de La Rioja até Aimogasta, seria uma rota em meio as montanhas, com paisagens incríveis, na ruta provincial número 75. Observando o mapa percebi que depois de Aimogasta viria Timogasta, que seria meu ponto de pouso para noite seguinte.

Olhei o relógio, repensei o planejamento, e concluí que seria uma boa fazer o passeio sugerido pelo novo e prestativo amigo, depois seguiria para Timogasta, assim ganhando um dia no planejamento para ser usado adiante.

A ruta 75 sugerida realmente foi um presente, pois foi o lugar mais bonito visitado até aquele momento. Interessante como as coisas ocorrem, pois olhando o mapa provávelmente nunca escolheria essa ruta... Maravilhas vindas da interação com o povo local, coisa que não falta quando nos aventuramos de moto, pelo interesse que desperta nas pessoas.

Nessa ruta existe uma represa criado pelos indios no passado, concentrando a agua entre as montanhas, uma vista incrível... Eles fecharam as passagens entre as montanhas de rochas criando essa represa, mantida até hoje.

Até Tinogasta é rota é muito bonita, destaque para os ultimos km antes da cidade, rodando em meio as montanhas de pedras e vegetação rasteira característica de regiões desérticas.

A cidade de Tinogasta não oferece muito, é realmente o ultimo ponto de pouso antes do passo de San Francisco, e por esse motivo tive dificuldade em conseguir um hotel com lugar. Acabei em uma pousada bem simples, mas foi o suficiente, pois o dia hávia sido longo. Tomei um banho e às 20 horas já estava deitado, e ancioso para o tão esperado passo de San Francisco na manhã seguinte.
























































Weber

Nenhum comentário:

Postar um comentário