segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dia 5: Copiapó, CH - Antofagasta, CH

Hoje acordei mais tarde para recuperação do dia pesado de ontem.

Acabei saindo do hotel apenas as 11:00 horas, depois de um belo café da manhã.



Seguindo a dica de um maxi amigo (membro do grupo maxitrail) segui para Taltal, para pegar a costaneira a partir dessa cidade, o que seria uma rota recomendada pela sua beleza.



Obrigado Ebone pela dica, pois aquela costa realmente é muito bonita, assim como aquela serrinha quando termina a costa. Saíndo do nível do mar subindo até 2000 metros em uns 30 km, serpenteando entre as montanhas do deserto...



Quando parti de Copiapó hoje não sabia ao certo onde passaria a noite, e durante o decorrer da milha optei em subir até Antofagasta, uma cidade muito visitada pelos viajantes de moto, creio que devido sua beleza, e sua localização estratégica para quem sobe de Santiago ou quem segue para o Peru pela costa. Lembro que essa cidade não estava no planejamento, e foi incluída hoje, pois estou adiantado no cronograma.



Cidade bacana, com uma via Costaneira muito bonita. Na chegada visualizei na própria costaneira um hotel holiday Inn express, e fui chegando, pois tenho como uma boa rede e com preços justos, o que se confirmou ao realizar o check-in. Estou hospedado no 11 andar de frente para o pacífico, nesse momento aguardando o sol se pôr, para os devidos registros fotográficos.



Sobre a rota de Copiapó acima na região do Atacama (ruta 5), é muito bacana, uma larga estrada cortando o deserto, e em partes se visualiza o pacifico ao lado. Estrada muito boa, como a maioria no Chile, porém muitos km sem nada, só deserto! Rodei hoje 520 km de Copiapó até aqui, fazendo a volta pela costa, entrando em Taltal, e não visualizei nenhum posto em todo trajeto, apenas na chegada de Antofagasta.



Falando em abastecimento, também vale um comentário sobre a gasolina de 97 octanas do Chile. Em meu ritmo normal de viagem no Brasil faço média de 13 km/l, e aqui estou fazendo 16,5 km/l no mesmo ritmo, ou seja, é perceptível a diferença de uma gasolina pura, sem álcool e tantos outros "aditivos" da nossa porcaria de gasolina brasileira.



Aqui vale citar, a existencia de um controle rigoroso de velocidade nessa rota no Chile (Ruta 5). Há notícia que a polícia tem apreendido a habilitação de estrangeiros quando surpreendidos acima do limite, sendo necessário se apresentar numa audiência com um juíz para que ele determine a multa e demais sanções. Passei por dois pontos de controle, sem problemas, mas respeitando obviamente o limite da Ruta.



Amanhã seguirei para San Pedro do Atacama.



Abaixo algumas fotos de hoje:


























































































































Weber



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